ROBÔS DISPUTAM ESPAÇO NAS MESAS CIRÚRGICAS

Por 12 de agosto de 2016

Torba Azenha

De acordo com a Fortune, dentro de cinco anos 1/3 de cirurgias dos EUA serão realizadas por sistemas robóticos (hoje são 15%), com cirurgiões sentados em consoles de computador orientando braços mecânicos.

O mercado dos robôs cirurgiões é dominado pela pioneira Intuitive Surgical Inc, que tem mais de 3.600 máquinas em hospitais de todo mundo. Mas o previsível crescimento dessa indústria tem atraído muitas empresas, incluindo a Medtronic Inc, startup bancada pela Johnson & Johnson em associação com o Google.

A maioria dos hospitais de topo têm investido nesses robôs (ao custo médio de US $ 1,5 milhão e necessidade de manutenção contínua), pois, apesar de não receberem mais das operadoras de saúde pelos procedimentos robóticos, servem de marketing para as instituições e atraem pacientes. Os médicos garantem que o uso de robôs reduz a fadiga e aumentam a precisão das cirurgias.

As novas empresas de robótica que estão entrando no mercado devem fazer os custos dos equipamentos baixarem. Elas também buscam tecnologias capazes de satisfazer o maior sonho dos cirurgiões: sentir os tecidos do corpo (tato) remotamente.

Deixe seu comentário