Technologies clés 2015

Por 26 de março de 2011Biblioteca, blog

O estudo Technologies clés 2015, documento publicado no site do Portal da Indústria do governo francês, tem como objetivo identificar os segmentos estratégicos da economia francesa e realizar uma análise dos pontos fortes e fracos do desenvolvimento dessas tecnologias na França. É destinado aos docentes que desejam oferecer perspectivas, aos chefes de empresas e executivos à procura de um aumento no crescimento e aos formuladores de políticas públicas em suas escolhas e tomadas de decisões para preparar o futuro.

Esta quarta edição do estudo de prospecção tecnológica “Tecnologias chaves 2015” apresenta 85 tecnologias chaves que encontram aplicação em 07 setores econômicos. Os organismos mais pertinentes foram associados a cada uma das áreas investigadas para fazer do estudo uma análise estratégica e uma ferramenta estruturante.

Assim, o estudo é resultado de numerosas trocas organizadas com mais de 250 especialistas, experts, representantes do mundo socioeconômico sobre as implicações que essas tecnologias têm em nossa sociedade, tanto no território francês quanto nos mercados mundiais.

Cada um dos setores descritos nesse trabalho é acompanhado de uma monografia que permite precisar os elementos do contexto e as questões associadas, as grandes tendências de evolução e as tecnologias chaves do setor e a posição da França no que diz respeito a essas tecnologias. As recomendações elaboradas a partir dos trabalhos realizados pelos diferentes grupos de especialistas são formuladas para propor caminhos de reflexão.

As tecnologias chaves são apresentadas com uma forma bem sintética de descrição da tecnologia, suas aplicações, seu estado de difusão, o estado da concorrência e os atores a elas associados. Enfim, as tecnologias são posicionadas em relação ao tempo de acesso ao mercado, ao nível de atratividade e às diferentes implicações que lhe concernem.

O documento pode ser acessado, na íntegra ou em partes, em formato PDF ou flash, pelo link:

www.industrie.gouv.fr/tc2015/#etude

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