Promovido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP, as aulas iniciaram hoje, dia 30 de setembro e vão ocorrer de forma remota, toda quarta-feira, das 9 às 11 horas. Elas terão uma base multidisciplinar que inclui a análise do contexto atual e a avaliação das implicações futuras da pandemia, tanto na Saúde e na Economia, quanto na Ciência e Tecnologia, na Educação e no universo do Meio Ambiente e da Política.
O curso multidisciplinar vai juntar áreas de saúde, biologia e humanidades para construir conhecimento que contribua com soluções no contexto de pandemia
No corpo docente, participam professores da Universidade que estão envolvidos com análises e pesquisas desde o início da pandemia e se tornaram referência em suas áreas de estudo, além de professores que atuam com o tema no exterior. Na coordenação estão Glauco Arbix, da Rede de Pesquisa Solidária e do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH); Lorena G. Barberia e João Paulo Cândia Veiga, do Departamento de Ciência Política, também da FFLCH; e Ester Sabino e José Eduardo Krieger, da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Nas aulas também participam Esper Kallas e Mário Scheffer, da FMUSP; Paulo Artaxo, do Instituto de Física (IF); Ricardo Palacios, do Instituto Butantan; entre outros nomes importantes do cenário nacional no contexto da pandemia e que podem ser conferidos aqui.
Estrutura
O curso de pós-graduação foi estruturado em dois módulos que ocorrem no segundo semestre de 2020 e no primeiro semestre de 2021 (confira abaixo os temas abordados). O Módulo 1 tem foco nos desdobramentos ainda em curso da crise e vai tratar desde as características biológicas do vírus e dos aspectos clínicos da doença, até as políticas públicas executadas no Brasil para proteção da população e da sociedade. As aulas incluem a questão da desigualdade social, do mercado de trabalho, do sistema de saúde, além das respostas do governo federal e dos Estados na contenção da crise.
A segunda parte do curso vai contar com pesquisadores internacionais na abordagem dos temas da governança mundial e nacional, da agricultura extensiva, das ameaças do clima, do desperdício da biodiversidade, da fragilidade da Organização Mundial da Saúde (OMS), além da cooperação internacional e da segurança alimentar, num panorama do que pode e precisa ser remodelado no mundo e no Brasil.
A avaliação será feita com base num trabalho final, realizado em dupla, a respeito de dois temas tratados no decorrer do curso.
Módulo 1
- As Pandemias em Perspectiva Histórica
- Virologia do Sars-Cov-2
- Novas estratégias terapêuticas e vacinas
- Epidemiologia e Modelagem de Doenças Infecciosas
- Sistemas de Prevenção: a Epidemiologia e a Modelagem da Pandemia
- Sistemas e Serviços de Saúde na Assistência, Controle e Monitoramento da Pandemia
- As Respostas dos Governos de Contenção à Pandemia
- Desigualdade de Renda, Pobreza e a Nova Vulnerabilidade Social
- Impactos Psicológicos do Isolamento Social
- Pandemia e o Trabalho
- A Vida nas Cidades e as Pandemias
- Mudanças Climáticas, Eventos Extremos e as Pandemias
- Um Mundo pós-Covid-19
Módulo 2
- As Pandemias em Perspectiva Histórica
- Desafios dos Sistemas de Saúde no Mundo Globalizado
- Governança Global e Nacional para Enfrentamento de Pandemias
- Políticas Públicas Baseadas em Evidências
- As Tensões na Geopolítica Mundial
- Os Impactos na Economia
- Novas Dimensões da (In)Segurança Alimentar
- Informação e Desinformação na Pandemia
- O Agronegócio e as Questões Socioambientais
- Mudanças na Natureza do Trabalho e no Emprego
- Educação e Formação de Profissionais no Pós-Pandemia
- Oportunidades para a construção de uma economia de baixo carbono, menos desigual e de um mundo mais seguro e sustentável
- O Futuro
.Confira mais em: https://jornal.usp.br/universidade/usp-tem-inscricoes-para-primeiro-curso-sobre-pandemias-em-nivel-de-pos-graduacao/
A ementa completa do curso está disponível neste link. As inscrições podem ser feitas em: uspdigital.usp.br/janus
Deixe seu comentário