GERAÇÃO EÓLICA ATINGIU NOVO RECORDE NO NORDESTE

Por 29 de junho de 2016Energia, Highlights

Torba Azenha

Não é só a Europa que vem batendo recordes na produção de energia eólica. No dia 23 de junho deste ano, uma quinta-feira, a energia dos ventos correspondeu a 40% da carga média do Nordeste com 3.893 MW médios, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica).

A qualidade do vento – forte e constante – do Nordeste fez com que a partir de 2009, com os leilões dedicados à essa fonte de energia, os investimentos decolassem. De lá pra cá, o setor recebeu R$ 67 bilhões.

Das 5.141 turbinas instaladas Brasil afora, cerca de 82% delas estão no Nordeste. A produção média é de 9,7 mil MW, volume suficiente para abastecer 30% do consumo de mais de 45 milhões de habitantes. Esse montante colocou o País na 10ª posição entre as nações com maior capacidade instalada do mundo.

Para os próximos três anos o volume de investimentos estimados em novos parques é de R$ 40,8 bilhões. Cada megawatt de eólica instalado cria 15 postos de trabalho em toda cadeia produtiva, desde o canteiro de obras até a fabricação de pás, aerogeradores e torres.

Deixe seu comentário

1 comentário