Torba Azenha
As células solares estão sendo feitas, cada vez mais, com materiais novos, mais baratos e de muitas formas diferentes. Trabalhando para levar essa tecnologia ainda mais longe, cientistas da Universidade de Aalto (Finlândia) criaram uma tinta fotovoltaica que imprime células solares em impressoras tradicionais de jatos de tinta.
A tinta comum absorve a luz que incide sobre ela e emite calor. A tinta fotovoltaica absorve a luz e a converte em energia. E pode ser impressa na forma desejada usando um arquivo de imagem ou texto. Para maximizar a absorção de energia as partes escuras e as transparências que formam a imagem podem ser ajustadas com precisão.
Esse material vai possibilitar a fabricação de dispositivos elétricos de baixa potência, como sinalizações e displays com luz própria, eliminando a necessidade de outra fonte de energia.
O estudo está publicado na Energy & Environmental Science.
[…] O grande motivo para essa redução, além do aumento da oferta, é de natureza tecnológica. Novas células fotovoltaicas mais eficientes e outros equipamentos são colocados no mercado quase todos os dias (ver Imprimindo Células Solares em Casa). […]
[…] Novos tipos de células solares surgem constantemente e já existe uma delas que pode até ser impressa em casa. Em 2015, um estudo mostrou que os EUA poderia ser totalmente alimentado por energia renovável […]