O Observatório da Inovação e Competitividade está sediado no Instituto de Estudos Avançados, órgão de integração destinado à pesquisa e discussão que oferece estrutura para o desenvolvimento das atividades desse e de outros grupos de pesquisa.

Conheça os integrantes do Observatório da Inovação e Competitividade:

Equipe Atual

Mario Salerno - Coordenador Geral

MarioSalerno-Interna
contato: msalerno@usp.br

Professor Titular do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, onde coordena o Laboratório de Gestão da Inovação(www.poli.usp.br/pro). É graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1979), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), especializado em Inovação Tecnológica e Desenvolvimento (IDS, University of Sussex, Inglaterra, 1986), doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1991) com período de estudos junto à Politécnica de Milão – Itália (1989), pós-doutorado no Laboratoire Techniques, Territoires et Sociétés / Ecole Nationale des Ponts et Chaussées (Latts-Enpc, França, 1996), livre-docente em Engenharia de Produção pela EPUSP (1998).
Diretor de Desenvolvimento Industrial da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) entre junho de 2005 e janeiro de 2007, nomeado pelo Presidente da República.
Diretor de Estudos Setoriais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) entre março de 2003 e junho de 2005, nomeado pelo Ministro do Planejamento.
Responsável por estudos, análises e proposições de políticas de produção. Membro da coordenação (secretariado) do Grupo Executivo encarregado da proposta de Diretrizes de Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior. Membro do Conselho Técnico Científico do INT/MCT (Instituto Nacional deTecnologia), nomeado pelo Ministro da Ciência e Tecnologia.
Membro do Conselho de Orientação do IPT/SP (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), nomeado pelo Governador do Estado de São Paulo. Representante suplente da USP no Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo, nomeado pelo Reitor. Membro do comitê científico da rede internacional de pesquisa Gerpisa (http://gerpisa.org/en/), membro do comitê editorial e revisor de diversas revistas nacionais e internacionais. Consultor de vários organismos nacionais e internacionais e de empresas, nas áreas de organização, gestão da inovação e políticas de desenvolvimento produtivo (indústria, serviços).

Glauco Arbix

GArbix-Interna
contato: garbix@usp.br

Professor Livre-Docente do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) e Coordenador Geral do Observatório de Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados da USP. Foi Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA,2003 2006), Coordenador do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (NAE, 2003-2006) e membro do Group of Advisers do United Nations Development Programme (PNUD-ONU, 2006-2009). Professor do Departamento de Ciência Política da UNICAMP (1996-1997) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP,1995). Realizou estudos de pós-doutorado na Universidade de Columbia (EUA, 2007 e 2009), na Universidade da California – Berkeley (EUA, 2008), na London School of Economics (Reino Unido, 2002), no Massachusetts Institute of Technology, MIT (EUA, 1999) e na Universidade de Cornell (EUA, 1997).

José da Rocha Carvalheiro

carvalheiro_interna
contato: iea-inovacao@usp.br

Graduação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1961); Professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP desde 1963 onde obteve os títulos: Doutorado em Parasitologia, (1970) e, posteriormente, sempre no Departamento de Medicina Social, Livre Docente (1975), Professor Adjunto (1980) e Professor Titular (1987); Atualmente aposentado, foi Coordenador do Campus da USP de Ribeirão Preto, nos anos 80, Professor Colaborador do IEA/USP (1990 a 1992) e Professor do PROLAM/USP (1995 a 2003).
Na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP) foi Diretor do Instituto de Saúde (1983/85 e 1993/99) e Coordenador dos Institutos de Pesquisa (1983/85 e 1999/2003). No Ministério da Saúde foi Assessor do Ministro Almeida Machado (1975 a 1976) e Consultor e membro de diversos Comites, até hoje.
Na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) exerceu a Direção do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), na década de 80, e recentemente foi Vice Presidente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (2007 a 2009), coordenando o Projeto Inovação em Saúde (2003 a 2009); atualmente participa do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) e é Assessor do Presidente da Fiocruz. Assessor da OMS e membro de Comites Técnicos desde 1999, em especial do Comite de Vacinas de HIV/aids (2000/01) e do Comite de Registro de Ensaios Clínicos (2006/08).
Membro da Associação Brasileira de Pós Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), foi seu Presidente (2006 a 2009) e, até março de 2007, Editor Científico da Revista Brasileira de Epidemiologia (1415-790X). Membro do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: método epidemiológico; HIV/aids; Ciência, Tecnologia & Inovação em Saúde; políticas de desenvolvimento de vacinas e imunobiológicos.

Diogo Rosenthal Coutinho


contato: diogocoutinho@uol.com.br

Diogo R. Coutinho é Professor de Direito Econômico da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), onde coordena, desde 2007, o Grupo Direito e Políticas Públicas. É Pesquisador do OIC-USP e Pesquisador Principal do projeto temático Fapesp “Gestão de Incerteza em Atividades de Inovação”. É Bolsista Produtividade CNPq.Suas linhas de pesquisa são direito, desenvolvimento e políticas públicas, regulação econômica, inovação tecnológica e defesa da concorrência.

Davi Noboru Nakano

Davi Nakano
contato: dnnakano@usp.br

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo(1982), mestrado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo(1997) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo(2002). Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo, Revisor de periódico do Gestão e Produção (UFSCar), Revisor de periódico do Produção (São Paulo), Revisor de periódico da RAUSP. Revista de Administração, Revisor de periódico da RAE. Revista de Administração de Empresas e Revisor de periódico da International Journal of Production Economics. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial. Atuando principalmente nos seguintes temas:Gestão do conhecimento, Empresas de Serviços Profissionais.

Eduardo de Senzi Zancul

Eduardo Zancul
contato: ezancul@usp.br

Professor da Escola Politécnica (POLI) da Universidade de São Paulo (USP), atuando no Departamento de Engenharia de Produção. Vice-coordenador do InovaLab@POLI – complexo laboratorial focado no aprimoramento do ensino prático de graduação em engenharia. Vice-coordenador do curso de Engenharia de Produção da POLI-USP. Um dos coordenadores no núcleo de pesquisa Observatório da Inovação e Competitividade (OIC), localizado no Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP). Empreendedor membro da equipe que fundou o portal educacional Veduca. Apoia atividades de empreendedorismo na POLI, participando de projeto PIPE-FAPESP. Atua em pesquisa em gestão do desenvolvimento de produtos, Product Lifecycle Management (PLM), manufatura aditiva e ensino de engenharia. Possui mais de 8 anos de experiência em consultoria de estratégia, tendo sido gerente da Bain&Company até 2012. Foi pesquisador assistente do Laboratorium für Werkzeugmaschinen und Betriebslehre (WZL) da RWTH Aachen University entre 2005 e 2007. Engenheiro Mecânico (1997),mestre em Engenharia de Produção (2000) e doutor em Engenharia de Produção (2009) pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP.

Celso Fonseca

Celso Fonseca
contato: celso.s.fonseca@gmail.com

Bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Sociais da Universidade de São Paulo. Ex-Chefe de Gabinete Presidência FINEP-Agência Brasileira de Inovação 2011-2012. Ex-Diretor do Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada –IPEA 2003- 2005. Consultor editorial de publicações acadêmicas 1988-2013. Graduando em Turismo pela Escola de Comunicação e Artes da USP.

Leonardo Melo Lins

Leonardo Lins
contato: leonardo-ramone@usp.br

Possui experiência nas áreas de sociologia da educação, metodologia de pesquisa eanálise de dados. Trabalha com métodos quantitativos de análise. Pesquisa a relação entre a educação e o desenvolvimento econômico e social. Doutorando em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Guilherme Soares Gurgel do Amaral


contato: guisgamaral@usp.br

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é pesquisador no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Pesquisador Sênior do Observatório da Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados da USP. Pesquisador do Laboratório de Gestão da Inovação do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP. Foi Assessor Especial na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Possui experiência como consultor, onde atuou na gestão e no desenvolvimento de projetos de P&D, estudos setoriais com ênfase no setor elétrico, análise de viabilidade econômica de projetos e assessoria estratégica para grandes consumidores industriais de energia e empresas concessionárias de energia elétrica.

Leonardo Augusto de Vasconcelos Gomes

LEONARDO-283x300
contato: lavgomes@gmail.com

Professor Doutor do Departamento de administração da Faculdade de Administração, Economia e Administração da USP. Doutor em Engenharia de Produção pelo Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com período sanduíche na Universidade de Cambridge, possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais, intercalada com um intercâmbio na École Superieure D’Ingenieurs En Eletrotechnique Et Eletronique. Desenvolve pesquisas e atua profissionalmente nas áreas de inovação, empreendedorismo tecnológico acadêmico, planejamento estratégico e tecnológico, Technology Roadmapping, tomada de decisão sob complexidade e incerteza, e formulação de políticas públicas em contextos de crise.

Débora Oliveira da Silva

Debora de Oliveira da Silva
contato: deboraoliveira@usp.br

Doutora em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Univerisidade de São Paulo (POLI-USP). Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas (2011) e graduada em Engenharia de Produção Mecânica (2008) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atua como pesquisadora do Observatório da Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados da USP(OIC/IEA/USP) e como pesquisadora do Laboratório de Gestão da Inovação da Escola Politécnica da USP (LGI/POLI/USP). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão da Produção, Gestão da Qualidade e Engenharia de Manufatura. Áreas de interesse: Gestão da Inovação, Pesquisa Operacional, Métodos Quantitativos, e Gestão de Operações.

Simone de Lara Teixeira Uchôa Freitas

SIMONE-294x300
contato: simonelara@usp.br

Doutora em Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, concentrando suas pesquisas na área de TTO – Trabalho, Tecnologia e Organização, com ênfase em Gestão da Inovação nas Empresas de Serviços de Engenharia. Mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2012). Graduada em Administração pelas Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba (2005). Pesquisadora do Laboratório de Gestão da Inovação (LGI/PRO/Poli-USP). Desenvolve serviços de consultoria em Organização do Trabalho e Gestão de Pessoas.

Felipe Massami Maruyama

Felipe M. Maruyama_01
contato: f.massami.m@gmail.com

Mestrando em Engenharia de Produção pela EP/USP.Bacharel em design pela Universidade de São Paulo. Um dos fundadores do Núcleo de Empreendedorismo da Universidade de São Paulo – NEU – e idealizador do projeto 360°, atuou em instituições como Agência USP de Inovação, GEPIT, StartupLisboa e Redemprendia. Possui experiência em processos de inovação através do design, gestão de marca – branding – empreendedorismo.

Bruno César Pino Oliveira de Araújo

image_preview
contato: em breve

Doutor em Engenharia de Produção pela EP/USP. Possui mestrado em Economia do Setor Público pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente é pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – DF. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Inovação Tecnológica e seus impactos, Políticas de inovação, Padrões de comércio internacional, Relações de Comércio e Política Comercial. Atua principalmente nos seguintes temas: inovação e seus impactos, políticas de inovação, comércio internacional e políticas de promoção das exportações.

Cristiane Queiroz

Cristiane Queiroz
contato: cristianequeiroz@usp.br

Graduada em Engenharia Agronômica e pós-graduada em Geografia Política. Passou a primeira parte de sua carreira profissional atuando em projetos e consultoria na indústria agropecuária, com intercâmbio profissional nas principais regiões do Agribusiness da Austrália.  Na academia, desenvolveu estudos sobre a espacialização de políticas para setor de energia elétrica no Brasil. Atualmente, investiga impactos sociais de ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento.

Vitor Monteiro

Vitor-Monteiro--perfil
contato: monteiro_vitor@yahoo.com.br

Doutorando em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. É Graduado em Direito (2009) e Mestre em Direito do Estado (2014) pela mesma instituição. Atualmente é Analista Jurídico da Assessoria Jurídica da Diretoria de Inovação I da Finep – Inovação e Pesquisa. Foi Gerente de Assessoria Jurídica de Diretoria de Inovação da Finep (2014-2017) e Chefe de Gabinete da Secretaria Executiva do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, do Governo Federal (2014).Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo e Constitucional. É membro do Centro de Estudos de Direito Administrativo, Ambiental e Urbanístico (CEDAU).

Carolina Mota Mourão

Carolina-Mota-perfil
contato: carolinamotamourao@gmail.com

Professora de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da USP. Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – FFLCH/USP. Foi Procuradora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP (2008-2015). Foi chefe de gabinete e assessora jurídica na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (2003-2006). Tem como linhas de pesquisas Teoria do Estado, Direito Administrativo, Políticas Públicas. É coordenadora científica da Revista de Direito do Terceiro Setor – RTDS.

Daniel Babinski

Daniel-Babinski-perfil
contato: daniel@gnba.com.br

Bacharel e Mestre em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Sócio do Escritório Gomes Navarro Babinski Andrejozuk (GNBA Advogados), atuando como advogado e consultor em matéria de direito administrativo e inovação, com diversos pareceres e estudos na área. É pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP).  Foi Procurador-Chefe da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, durante o período 2010-2012. Foi Assessor Jurídico da Presidência da Financiadora de Estudos e Pesquisa (Finep), durante o período 2012-2015.

Eduardo Ariente


contato: eduariente@gmail.com

Doutor e Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo; Professor de Direito do Consumidor, Direito Constitucional e Direito da Inovação na Universidade Presbiteriana Mackenzie; Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade  Presbiteriana Mackenzie; autor da obra “A Função Social da Propriedade Intelectual”, pela editora Lumen Juris (2015); Pesquisador do Núcleo Jurídico do Observatório da Inovação e Competitividade (NJ-OIC), do IEA-USP.

Fabio Gomes dos Santos

Fabio-Gomes-perfil
contato: fabio.gomes@usp.br

Bacharel (2009) e mestre (2013) em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Atualmente é Analista Jurídico da Assessoria Jurídica da Diretoria de Inovação I da Finep – Inovação e Pesquisa. Foi Gerente Substituto da Assessoria Jurídica de Diretoria de Inovação da Finep (2015-2017). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo e Constitucional. Tem como linhas de pesquisa o fomento público à inovação e a participação popular na Administração. É membro do Centro de Estudos de Direito Administrativo, Ambiental e Urbanístico (CEDAU) e do NEPAD-USP (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito Administrativo Democrático).

Maria Edelvacy Marinho

Maria-Marinho-perfil
contato: mariaedelvacy@gmail.com

Doutora em Direito pela Universidade Paris 1- Panthéon-Sorbonne (2010) Graduada em Direito (2002) e Mestre em Direito (2005) pelo Centro Universitário de Brasília. Professora do curso de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito  do Centro Universitário de Brasília – Uniceub  (2011-2017) sendo responsável pelos disciplinas Propriedade Intelectual e Desenvolvimento / Direito e Ciência.  Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito da Propriedade intelectual, Regulação de novas tecnologias e Direito da inovação. É coordenadora do grupo de pesquisa Propriedade Intelectual e Desenvolvimento.

Tania Ishikawa Mazon

T_nia-Mazon-perfil
contato: taniaishikawa@gmail.com

Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Direito Administrativo Econômico e Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Assessora da Diretoria e, atualmente, Chefe da Assessoria Jurídica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo S.A – IPT. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direito da Inovação.

Gabriela Capobianco Palhares


contato: gabrielapalhares.adv@gmail.com

Gabriela Capobianco Palhares, graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (2017), técnica em Ciências Econômicas pela Universidade de Heidelberg, Alemanha (2011). Desde 2019, é coordenadora do Núcleo Jurídico do Observatório de Inovação e Competitividade IEA – USP. No âmbito governamental, foi assessora parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo, dedicando-se a pautas de inovação, empreendedorismo, competitividade e políticas públicas.

Além disso, é uma das redatoras e pareceristas do Marco Legal das Startups, encabeçado pelo Ministério da Economia e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. É também consultora jurídica de governos e políticos nos âmbitos municipal (São Paulo), Estadual (São Paulo) e federal. Por esse motivo, foi nomeada, em 2019, Conselheira no Fórum de Empreendedores de São Paulo, instituição atrelada à Câmara dos Vereadores de São Paulo, para o fomento do empreendedorismo na cidade e seus arredores.

No âmbito privado, Gabriela é advogada e consultora de startups, tendo participado, entre outros projetos, da estruturação legal da startup unicórnio Loft. Desde início de 2020 é sócia da startup Smart Factory, empresa inovadora voltada ao incremento de competitividade de indústrias inteligentes.

Lucimara D'Ávila


contato: lucimaradavila@quantum4.com.br

Doutora em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela PUC-SP. Pós-Doutoranda em Direito Tributário pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco – USP. Mestre em Direito Privado pela Unesp. Executiva da Área Tributária e Inovação. Sócia-Fundadora e Diretora Técnica da Quantum4 Soluções de Inovação.  Ex- sócia de Consultoria Tributária da PwC, onde atuou por 22 anos, inclusive na liderança do Grupo de Incentivos Tributários/Inovação.

Carolina Foss

contato: mcarolfoss@gmail.com

Pesquisadora de pós-doutorado, com projeto de pesquisa inserido no Projeto Temático Fapesp “Gestão de Incerteza em Atividades de Inovação”, junto ao Departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre e bacharel em Direito pela Faculdade de Direito USP. Advogada com experiência nas áreas de contratos, compras públicas e propriedade intelectual. Pesquisadora no Núcleo Jurídico do Observatório de Inovação e Competitividade (OIC) da USP. Organizadora e co-autora de “Inovação no Brasil: avanços e desafios jurídicos e institucionais” (Blucher, 2017).

Gabriel Romitelli

contato: gabriel.romitelli@gmail.com

Advogado. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP-USP). onde alcançou, também, o grau de bacharel de Direito. Pesquisador colaborador do Núcleo Jurídico do Observatório de Inovação e Competitividade do Instituto de Estudo Avançados da Universidade de São Paulo. Possui formação e experiências profissionais e acadêmicas com ênfase em propriedade intelectual, inovação e empreendedorismo.

Eduardo Spano

contato: eduardo@spano.com.br

Eduardo Spanó é especialista em inovação e professor convidado do programa de Educação Executiva do Insper. Tem experiência em projetos de transformação digital, inovação no setor público, governo aberto e compras públicas, tendo trabalhado no Ministério da Justiça (2014-16) e na Prefeitura de São Paulo (2016-2019), de onde é gestor público de carreira (atualmente licenciado). É doutorando do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp, mestre em Administração Pública pela Universidade de Columbia e graduado em Direito pela USP. É integrante da rede de líderes da Fundação Lemann (Lemann Fellowship).

Andréa Villares

contato: a.villares@uol.com.br

ANDRÉA LÚCIA NAZÁRIO VILLARES, bacharel e Mestre em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui Master of Law – LLM, pela Columbia University, School of Law, New York, NY, EUA. Certificado de Estudos Avançados, pela American Graduate School of International Management, Thunderbird, Glendale, AZ, EUA.  Trabalhou nos Estados Unidos como advogada no escritório SHEARMAN & STERLING na área de mercado de capitais, auxiliando empresas brasileiras na emissão de títulos no exterior e securitização de recebíveis. Na empresa IBM Latin América, atuou na área de Propriedade Intelectual. No Brasil, possui vasta experiência na área societária, antitruste, administrativa e empresarial, tendo trabalhado em grandes escritórios de advocacia na estruturação de parcerias público-privadas. Trabalhou como advogada da empresa Microsoft do Brasil na área antitruste. Foi Procuradora na Universidade de São Paulo na área de Propriedade Intelectual. Ex-Assessora Jurídica do Núcleo de Inovação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professora de Cursos na Oficina Municipal – Escola de Cidadania e Gestão Pública, ministrando aulas sobre Licitações Sustentáveis; Contratos Administrativos; Parcerias Poder Público e Terceiro Setor; Organizações Sociais nos Municípios; Marco Regulatório do Terceiro Setor e Propriedade Intelectual. Atua também na área do terceiro setor. Para os ecossistemas de saúde e agronegócios do Instituto I-Corps profere palestras e dá orientação sobre cláusulas essenciais nas parcerias com startups na área de inovação.

Passaram pelo Observatório

Tatiane Bottan

tatiane3
contato: tatianebottan@usp.br

Mestre em Ciências e graduada em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Possui experiência com pesquisa nas áreas de nutrição em saúde pública e direito da alimentação. Atuou na gestão e avaliação de programas de saúde coletiva e na gestão de demandas judiciais em saúde.

Cristiane Hitomi Saito


contato: crhisaito@gmail.com

Estudante do curso de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Atualmente é estagiária no Observatório da Inovação e Competitividade e freelancer. Já trabalhou em escritórios com design gráfico, web e publicidade.

Rafael Grilli Felizardo

Possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Sociologia, ambos pela Universidade de São Paulo. Tem experiência em pesquisa, principalmente em temas ligados a Políticas Públicas e Desenvolvimento, com foco principal na inovação e em políticas de C&T. Atuou como pesquisador no Cebrap, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, e no Observatório da Inovação e Competitividade (Instituto de Estudos Avançados da USP). No momento, é analista de Planejamento Estratégico na Fundação Petrobras de Seguridade Social.

Demétrio Gaspari Cirne de Toledo

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2001) , mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2005). Foi pesquisador do CEM/CEBRAP – Centro de Estudos da Metrópole, do CEBRAP – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (2006-2008) e do Observatório da Inovação e Competitividade – IEA/USP. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Política e Análise de Redes Sociais, atuando também nos seguintes temas: estudos sobre inovação, sociologia do desenvolvimento, sociologia econômica, estudos urbanos e políticas públicas.

Zil Miranda

É bacharel em Ciências Sociais (2002), com mestrado (2005) e doutorado (2011) em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente trabalha na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento socioeconômico, inovação e políticas públicas.

Luiz Carlos Zalaf Caseiro

Mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo e bacharel em Ciências Sociais pela mesma instituição. Tem experiência nas áreas de Sociologia do Desenvolvimento, Sociologia da Educação, Metodologia de Pesquisa e Análise de Dados. Trabalhou por quatro anos como pesquisador do Observatório da Inovação e Competitividade da Universidade de São Paulo (2008-2012), quando publicou artigos e relatórios de pesquisa sobre políticas públicas, desenvolvimento socioeconômico, inovação e mercado de trabalho. Foi pesquisador visitante do Brazil Institute no Kings College de Londres (1o semestre de 2012). Desde maio de 2013, é pesquisador da Diretoria de Avaliação da Educação Superior no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Filho do Ministério da Educação (INEP / MEC).

Laura Ibiapina Parente

É doutora em Sociologia tendo defendido sua tese Copernic – Une étude de l innovation dans la fiscalité française no LATTS (Laboratoire Techniques, Territoires et Sociétés – ENPC/Univ Paris Est) na qual analisa o projeto COPERNIC de introdução de novos sistemas de informação na administração tributária francesa . Possui graduação em Administração Pública pela EAESP/FGV (1980), graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1982) , especialização em Administração Pública na ENA – École Nationale dAdministration – França (1993). Atualmente está licenciada da FUNDAP (Fundação do Desenvolvimento Administrativo de São Paulo) onde é técnica/ coordenadora de projetos. Colabora com a ENAP – Escola Nacional de Administração Pública como docente, parecerista e consultora. Como pesquisadora colabora com com o CEBRAP e com o NAP Observatório de Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) . Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Política e Planejamento Governamentais, atuando principalmente em relação aos seguintes temas:modernização administrativa com uso de tecnologias de informação e comunicação -TIC, governo eletrônico, administração pública, sistemas de informação, gestão pública, organizações públicas. Temas de pesquisa: inovação organizacional, gestão pública, políticas de inovação

Diego Rafael de Moraes Silva

Mestrando em Política Científica e Tecnológica pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisa nas áreas de Sociologia do Desenvolvimento, Políticas Industriais e de C&T e Indicadores de Inovação.

Flávio Amaral de Campos Verde

Bacharel em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Foi pesquisador colaborador do Observatório da Inovação e Competitividade (OIC) do Instituto de Estudos Avançados da USP(IEA – USP). Além disso, tem atuado como tradutor principalmente de textos relacionados a ciências sociais e saúde.

Lucas Prado

Estudante do curso de Engenharia Mecatrônica na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atuou como estagiário do OIC no projeto para desenvolvimento desse site e do novo portal do EngenhariaData.

Sergio Kannebley Júnior

Graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor titular da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Campus de Ribeirão Preto. Seus trabalhos são aplicações empíricas nas áreas de Economia Internacional, Industrial e de Tecnologia. É pesquisador nível 2 do CNPQ, estando atualmente vinculado a projetos de pesquisa relacionados ao estudo de indicadores de Ciência e Tecnologia e Comércio Exterior. Foi um dos coordenadores gerais do Observatório da Inovação e Competitividade.

Beatriz Machado

Estudante do 4º período de Design na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Atuou como estagiária no Observatório da Inovação e Competitividade e trabalhou no redesenho do site do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação. É entusiasta da área de web design e visualização de dados.

Renato de Castro Garcia

Economista, graduado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), Mestre (1996) e Doutor (2001) em Economia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em regime de dedicação exclusiva (MS3; RDIDP). É editor-adjunto da Revista Brasileira de Inovação e coordena um projeto de pesquisa, com apoio da Fapesp, sobre o tema Geografia e Inovação. Seus trabalhos de pesquisa estão inseridos na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial e da Tecnologia, atuando principalmente em temas como sistemas locais de produção e aglomerações de empresas, interações universidade-empresa, indústria brasileira, política industrial, estratégias empresariais e metodologia de análise regional.

Rafael Borsanelli

Especialista em Gestão da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2011) e Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é analista de comunicação da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação, Marketing, Eventos Científicos e Design Gráfico.