Apresentação
O Núcleo de Apoio à Pesquisa Observatório da Inovação e Competitividade (NAP-OIC), com sede no Instituto Estudos Avançados da USP é um grupo de pesquisa interdisciplinar voltado ao estudo do processo de Inovação no Brasil.
Como o próprio termo “Observatório” indica, os trabalhos desenvolvidos buscam enxergar longe, enxergar além dos muros da academia, para que o conhecimento sirva também como fio guia para a implementação de políticas públicas e estratégias de incentivo à inovação.
Acreditamos que os debates desenvolvidos darão suporte para a melhoria da competitividade de vários setores da economia brasileira, derrubando pressupostos e ideias que foram durante muito tempo um entrave à cooperação entre a academia e os setores público e privado.
Histórico
O Observatório foi criado em 2007 como um grupo de pesquisa interdisciplinar do Instituto de Estudos Avançados da USP para articular e desenvolver análises inéditas sobre o processo de inovação na economia brasileira, de forma integrada que possibilitasse a interlocução qualificada no Brasil e com parceiros internacionais e para debater propositivamente sobre as medidas de política para a transformação da estrutura produtiva brasileira rumo à inovação e diferenciação de produto, rumo à economia do conhecimento.
Em 2010, a USP criou os Núcleos de Apoio à Pesquisa (NAPs) visando a estimular seus pesquisadores a se organizarem segundo a lógica de uma temática relevante para a sociedade, quer em termos de produtos práticos ou quanto à possibilidade de influenciar decisivamente nas questões de ciência fundamental. Associando pesquisadores de competências complementares com propostas bem definidas e focadas, e levando em conta os múltiplos produtos originados da atividade científica – publicações em revistas científicas, livros, formação de recursos humanos, transferência de tecnologia para o setor produtivo e para o governo, patentes, entre outros.
Foram 122 propostas submetidas à análise de uma comissão externa multidisciplinar que recomendou 43 propostas para financiamento pela Reitoria, dentre elas, a Observatório da Inovação e Competitividade, que passou também a ser um Núcleo de Apoio à Pesquisa da USP a partir de 2011.
Estrutura do NAP
O NAP-OIC é formado por docentes/pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação vinculados à USP e a outras instituições de pesquisa.
Seu principal órgão de administração é o Conselho Deliberativo ao qual compete, dentre outras funções, supervisionar o cumprimento do programa de pesquisa, decidir sobre a incorporação de novos projetos e alterações programáticas e gerir administrativa e financeiramente o núcleo.
Atualmente, o Conselho Deliberativo é formado pelos seguintes conselheiros:
Conselho Deliberativo
Escola Politécnica/USP
Mario Sergio Salerno
Davi Noboru Nakano
Faculdade de Direito/USP
Diogo Rosenthal Coutinho
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP
Glauco Arbix
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP
José da Rocha Carvalheiro