Torba Azenha
Uma tarefa que levaria um ano para um robô completar poderia ser feita em algumas semanas se vários robôs pudessem se comunicar uns com os outros. Esse é o ponto central de vários estudos que estão explorando a possibilidade de construir um computador “colmeia” que, através de uma nuvem de dados, comandaria robôs para que pudessem partilhar as suas experiências e aprender seus códigos (tarefas) mais rapidamente.
Como isso está sendo feito?
Um estudo, por exemplo, deu tarefa uma aos robôs para ser resolvida na uma base de tentativa e erro (abrir uma porta). Sucessos e fracassos foram reunidos em um servidor central e o conjunto de comandos que produziram os melhores resultados foram enviados de volta para os robôs, e o ciclo continuou até que a tarefa ser dominada.
Outra experiência programou robôs para construir um modelo preditivo de suas experiências compartilhadas. Esses robôs foram autorizados a interagir livremente com objetos sobre uma mesa, partilhar as suas experiências uns com os outros e, juntos, construir um único modelo.
Um terceiro estudo trabalhou o auxílio humano no processo de ensinar os robôs, dando um contexto para as ações. E eles rapidamente dominaram e lidaram com as variações, cada vez mais complicadas.
Apesar dos diferentes graus de sucesso, todos os três estudos concluíram a mesma coisa: os robôs são capazes de aprender de forma mais eficiente e eficaz quando estão autorizados a se comunicar e partilhar as experiências.
O vídeo, apesar de fazer muita propaganda das pesquisas do Google, vale ser visto
Deixe seu comentário