Torba Azenha
Google, Amazon, Facebook e Apple são as 4 grandes empresas que não eram bem do ramo (como a IBM) mas resolveram apostar quase todas suas fichas na Inteligência Artificial. O mercado e os pesquisadores assistem aquisições e investimentos vultuosos dos chamados “Big Four”. Startups que nem saíram dos berçários são avidamente disputadas. Cientistas dedicados à IA tem “passes” arrematados por valores de astros dos esportes.
Agora o Uber começa a indicar que quer entrar para este seleto grupo. A compra da Geometric Intelligence, uma startup de inteligência artificial de dois anos de idade, promete superar os sistemas de “deep learning” em desenvolvimento. Mas, à medida que este pequeno laboratório entra na ambiciosa operação do Uber, ele não dá o menor sinal do que seria esta tecnologia inovadora. O que faz aumentar mais as expectativas.
O Uber já tem um laboratório de automação de carros em Pittsburgh (depois de caçar 40 pesquisadores e cientistas da Carnegie Mellon University) e adquiriu recentemente a Otto, empresa de veículos autônomos de San Francisco. Mas a Geometric Intelligence foi anunciada como um laboratório de inteligência artificial que explora tecnologias bem além dos veículos autônomos atuais. Funcionará de forma muito parecida com o Google Brain, a equipe de pesquisa de IA da empresa, e o laboratório Fair do Facebook, que faz a mesma coisa para Mark Zuckerberg.
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